
A CIN substitui o antigo RG com número único e novos recursos de segurança.
Aliada ao GOV.BR, a CIN possibilita um melhor acesso da população aos serviços públicos federais. Segundo o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, o avanço ocorreu com a cooperação dos institutos de identificação estaduais, responsáveis pela emissão do documento.
"Em três anos, conseguimos elevar o número de CINs de menos de 100 mil para 45 milhões."
— Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do MGI
A analista de laboratório Letícia Aderaldo, 27, tirou a CIN no início de 2025 após ter o RG roubado. Com a mudança para o Distrito Federal, precisou do novo documento para se inscrever em concursos e vagas de emprego e relatou atendimento rápido e simples.
A CIN permite incluir informações como tipo sanguíneo e opção por doação de órgãos, além de dados de outros documentos como CNH, título de eleitor, dispensa militar, carteira de trabalho e cartão SUS.
Vantagens da nova identidade
Uma das vantagens é a simplificação do acesso a serviços públicos e benefícios sociais, com a CIN como base de identificação. A versão digital no aplicativo GOV.BR pode ser baixada após a emissão do documento impresso, facilitando o uso em viagens e outras situações.
A nova identidade também amplia a segurança da conta GOV.BR e facilita o acesso a uma conta Ouro, que permite utilizar milhares de serviços digitais federais, estaduais e municipais.
Onde emitir
Para tirar o documento, acesse gov.br/identidade e agende a expedição no seu estado. A primeira via da CIN é gratuita para todas as pessoas.
