Pesquisa indica que metade dos servidores federais poderá se aposentar até 2027

Um estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea), realizado ao longo de 2017, indica que metade dos servidores do Executivo Federal estará apto a se aposentar durante a próxima década. Além disso, a pesquisa afirma que a reposição destes profissionais terá enorme impacto nas contas públicas e que, para economizar, o governo terá que limitar concursos e reduzir salários iniciais.

Esses resultados foram concluídos através de simulações feitas nos dados do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), os pesquisadores Bernardo Schettini, Gustavo Pires e Cláudio Hamilton dos Santos detectaram que, durante a próxima década, 51% dos servidores atualmente ativos estarão aptos ao beneficio até o ano de 2027.

Desta porcentagem, 28% já possuem todos os requisitos necessários para a inatividade desde o ano passado. O restante, 23%, ficará elegível durante os próximos dez anos.